Energia sustentável: entenda tudo sobre essa excelente escolha!

Já diziam alguns sábios, entre eles nossos avós: se não cuidarmos do planeta, que futuro deixaremos para nossos filhos?

A energia sustentável é uma das grandes soluções para que possamos cuidar do meio ambiente, pois trata-se de uma energia elétrica de fonte renovável, que não gera impacto na natureza.

Apesar de ser um investimento com um custo relativamente alto, segue aquele famoso ditado: o barato pode sair caro. E quem paga somos nós mesmos. Sendo assim, a melhor saída é investir nesse tipo de energia.

Entre as principais fontes de energia sustentável existentes estão: hidrelétrica, solar, eólica, energia das ondas, geotérmica, bioenergia, energia das marés; e também as tecnologias que possuem o objetivo de melhorar a eficiência energética.

Para equilibrar e utilizar a energia sustentável de maneira assertiva, uma alternativa é investir e alternar a captação de acordo com uma determinada época do ano. Por exemplo, em períodos de seca ou estiagem, recorrer a sistemas que gerem energia a partir do vento ou do sol, proporcionam uma economia de água significativa.

Por isso, desenvolver nossas fontes de energia sustentável é primordial, equilibrando três fatores essenciais que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas.

É preciso ainda medir com consciência a utilização dos recursos naturais, aproveitando as fontes renováveis, o que evita a emissão de gases poluentes, desmatamento e o aquecimento global, advindos da necessidade em recorrer a fontes de energia convencional.

Atualmente, os brasileiros estão sentindo na pele a iminência de uma crise hídrica sem precedentes, que pode resultar em reais “apagões”. Por isso, é tempo de rever conceitos e colocar como prioridade no checklist a palavra “sustentabilidade”.

Ser sustentável está em práticas diárias como economizar água e energia, buscar soluções que tenham como objetivo reutilizar recursos naturais importantes, etc.

No caso da energia sustentável, é um direito de todos nós e deve ser tratado assim. No Brasil, esse setor cresce a cada ano, ficando atrás – no quesito de produção de energia renovável – apenas de países como China e EUA.

Vale ressaltar novamente que a produção da energia sustentável vem das fontes de energia renováveis, como a energia solar, hidráulica, eólica, entre outras, ou seja, está em todos os lugares. Só é preciso investir em captação e ter um olhar mais atento para isso.

Ainda temos muito a evoluir, já que nossa principal fonte de energia no país vem de combustíveis fósseis e minerais, contribuindo para a degradação diária do meio ambiente. Fica sempre o alerta: precisamos investir na produção de energia sustentável para todos

Temos que pensar sim, e com muita consciência, sobre a utilização de nossos recursos naturais, divulgando e enfatizando a importância de utilizar fontes de energia sustentável.

THD

Contato

Links

Entregamos soluções em energia de alta performance para o maior número possível de pessoas e empresas, com impacto positivo para o meio ambiente.

© 2021

THD – Energia inteligente de alta performance.

Desenvolvido por Aero Comunicação